Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Caravanas do RS Criativo promovem ciclo de residência Empretec em três municípios do Rio Grande do Sul

Programa oferece bolsas de imersão e capacitação em comportamento empreendedor de forma gratuita

Publicação:

Caravana do RS Criativo 3
11145249-caravana-do-rs-criativo-3.jpg

Em 2023, por meio das Caravanas do RS Criativo, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), acontece o ciclo de residência Empretec nos municípios de Gravataí, Capão da Canoa e Caxias do Sul. O lançamento em Gravataí ocorreu no dia 27 de setembro, com a palestra "Comportamento Empreendedor", realizada totalmente on-line. Os lançamentos em Capão da Canoa e Caxias do Sul acontecerão nos dias 01 e 07 de novembro, respectivamente, também com a palestra "Comportamento Empreendedor" e de forma totalmente on-line.

Serão distribuídas 90 bolsas de imersão no Estado, sendo 30 para cada um dos três municípios. A seleção para esta edição do Empretec, oferecida pela Sedac em parceria com o Sebrae, ocorrerá por meio de entrevistas on-line entre os dias 06 e 10 de novembro. Cada pessoa poderá realizar essa capacitação apenas uma vez, sendo uma oportunidade única de cursar gratuitamente este seminário presencial de imersão, em um ciclo de residência com vagas limitadas.

O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Na prática, é uma metodologia dividida por etapas, que foca no desenvolvimento do comportamento empreendedor, incentivando a potencialização dos resultados, o fortalecimento da rede de contatos e a identificação de novas oportunidades de negócio.

Gravataí

Lançamento: 27 de setembro
Entrevistas:
06, 09, 10, 11 e 13 de outubro
Imersão:
16 a 21 de outubro
Local:
Sindilojas Gravataí - R. Adolfo Inácio de Barcelos, 336 - Centro, Gravataí - RS

O evento recebe o apoio da Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Cultura, Lazer e Esporte (SMCEL), Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e do Gabinete do Prefeito.

Capão da Canoa

Lançamento: 1º de novembro
Entrevistas: 06 a 10 de novembro
Imersão: 20 a 25 de novembro
Local: a definir

O evento recebe o apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, por meio das secretarias de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária; Gestão, Inovação e Planejamento; e Cultura, Desporto e Lazer.

Caxias do Sul

Lançamento: 07 de novembro
Entrevistas: 06 a 10 de novembro
Imersão: 20 a 25 de novembro
Local: Espaço de Negócios Sebrae em Caxias do Sul - R. Sinimbu, 816 - Nossa Sra. de Lourdes, Caxias do Sul - RS

A ação conta com o apoio da CIC e da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Cultura, Lazer e Esporte (SMCEL), Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e do Gabinete do Prefeito.

O RS Criativo é um programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com foco no incentivo à economia criativa no Estado. A realização das Caravanas do RS Criativo 2023 conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Instituto Estadual de Música (IEM), Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Instituto Estadual do Livro (IEL), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Secretaria de Inovação (SICT), Sebrae RS e Ministério da Cultura (MinC).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos seguintes links:

- Capão: formulário no link
- Caxias: formulário no link

*O dia das entrevistas individuais será definido com cada inscrito após o preenchimento do formulário.

RS Criativo