Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

O que é

Tem por objetivo fomentar a circulação do mercado cultural de criativos do Rio Grande do Sul em âmbito nacional e internacional, bem como apoiar ações e projetos que viabilizem novas oportunidades de negócios.

Para tanto, são realizadas ações de promoção da inserção do RS nos circuitos nacionais e internacionais, promovendo assim a circulação e o aumento da competitividade, visando oportunizar novos mercados para produtos e serviços da economia criativa gaúcha.

  • Realizar missões internacionais; 
  • Elaborar editais de internacionalização e circulação de produtos e serviços; 
  • Formular e implementar projetos de cooperação internacional; 
  • Realizar ações de mobilidade para os empreendedores locais.

Em destaque, dois projetos: a “Feira na Travessa CCMQ” e a  “Vitrine CCMQ”, sendo o primeiro uma realização destinada a coletivos criativos que desejam expor seus trabalhos em feiras a céu aberto na Casa de Cultura Mario Quintana. Já o Edital “Vitrine”  é voltado para propostas individuais ou coletivas de pessoas físicas, como artistas, artesãos, designers e outros tipos de criadores que realizam trabalhos que possam ser exibidos e/ou comercializados  e também possam ser utilizados para outras atividades além do comércio, tais como mostras, oficinas, experimentos criativos variados, ateliê de trabalho, escritório, entre outros, durante dois meses no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana. 

RS Criativo