Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

O que é

Um dos eixos de atuação do RS Criativo é o "Territórios Criativos", que busca fortalecer a economia criativa nas diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Sua atuação está focada nos empreendedores criativos visando à capacitação e à implementação de programas/planos de economia criativa nos territórios. Para alcançar esses objetivos, foram criadas as caravanas, que percorrem cidades do interior do estado, levando capacitações para os empreendedores criativos.

Por meio de seu eixo Territórios Criativos, as caravanas do programa percorrem as Regiões Funcionais Coredes do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, Litoral Norte, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro, Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, Alto da Serra do Botucaraí, Média Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea. As capacitações são dirigidas a empreendedores e aspirantes a empreendedores dos setores criativos. Em 2019, o programa RS Criativo visitou os municípios de Montenegro, Bagé, Santa Maria, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Lajeado e Santa Cruz do Sul. 

Além disso, o programa tem mobilizado os gestores municipais ao incentivar e apoiar a criação de programas municipais de economia criativa. Já foram criadas ações em Porto Alegre, Gramado, Santa Maria e Caçapava do Sul, entre outros municípios. 

Acompanhe a nossa agenda de programação para saber quais as cidades que o RS Criativo visitará em cada região, as datas e as capacitações que serão ofertadas.

RS Criativo