Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

O que é

O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul. Contempla os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando, assim, emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com as demais secretarias estaduais. 

O programa atua por meio de cinco eixos: Observatório - Pesquisa e Informação (sistematização de informações, indicadores e pesquisas); Mercado e Circulação (ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais); Territórios Criativos (disseminação das cadeias produtivas da economia criativa em todo o RS, diálogo e apoio a ações e iniciativas já existentes no território); Promoção e Investimento (identificação de distintas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais); e Capacitação e Residência (capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com a oferta de cursos, consultorias, residências e encontros setoriais). 

O RS Criativo oferece recursos e formação voltados ao desenvolvimento de competências de gestão e inovação, visando à qualificação dos profissionais e dos empreendimentos, para o fortalecimento do ecossistema local de negócios na economia criativa.

Quais são seus objetivos?

O RS Criativo tem como finalidade principal promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Rio Grande do Sul, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à economia criativa.

Seu objetivo geral é diversificar e qualificar a oferta de recursos e processos formativos voltados ao desenvolvimento de competências gerenciais que contribuam para a sustentabilidade e para a produtividade de empreendimentos criativos no Rio Grande do Sul.

Objetivos específicos:

  • Qualificar o aprendizado para a nova economia através da implementação de consultorias, assessorias, mentorias e processos formativos voltados ao desenvolvimento de competências gerenciais de empreendedores criativos (atuantes e principiantes) nos setores criativos do Rio Grande do Sul;

  • Fortalecer o desenvolvimento regional.

RS Criativo