Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Em parceria com o RS Criativo, CCMQ recebe o evento "Mulheres Biomas"

Publicação:

Gustavo Baggio 6   complô cunhã (1)
Terra Adorada estreou em 2019 e foi vencedor do Troféu Açorianos de Melhor Dramaturgia 2019 - Foto: Gustavo Baggio

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá, nos dias 11 e 12 de agosto, o evento "Mulheres Biomas – articulação para a III Marcha das Mulheres Indígenas". O evento será realizado em parceria com o RS Criativo, programa da Sedac. Na noite de sexta-feira, às 19h, ocorrerá a apresentação do espetáculo Terra Adorada, seguido de uma conversa sobre a articulação das mulheres Kaingang em prol da garantia dos seus direitos. No sábado, às 10h, haverá uma exposição de arte das mulheres Kaingag e Mbyá-Guarani na Travessa Rua dos Cataventos. Produzido e realizado pela Complô Cunhã, as atividades fazem parte das ações para divulgar e buscar apoio para a marcha, em Brasília, no mês de setembro. 

Espetáculo e roda de conversa

O espetáculo Terra Adorada estreou em 2019 e foi indicado ao Troféu Açorianos de Melhor Dramaturgia de 2019 e ao segundo lugar em Melhor Espetáculo no Prêmio Braskem em Cena 2020. A obra é resultado de uma pesquisa iniciada em 2016 por Ana Luiza da Silva. Depois de vivenciar o cotidiano em terras Kaingang e Mbyá-Guarani no RS, acompanhar mobilizações, se aproximar da luta dos povos indígenas pela preservação de seus direitos e começar a reconhecer sua ancestralidade Kaingang, Ana mergulhou na criação do espetáculo que faz uma crítica à sociedade não indígena.

Fazem parte do complô de mulheres criadoras que se juntou para dar forma a este espetáculo/manifesto, Jezebel De Carli, Vika Schabbach, Carol Zimmer. A performance apresenta Ana Luiza revisitando as memórias da infância no interior do Rio Grande do Sul, trazendo à tona documentos e relatos sobre suas experiências nas terras indígenas. O espetáculo apresenta uma perspectiva crítica sobre as relações coloniais, fazendo uma denúncia sobre a situação dos povos indígenas no Brasil.

Após a apresentação do espetáculo Terra Adorada, haverá uma roda de conversa com Sueli Khey Kaingang, Vilmara da Silva e Ana Luiza da Silva a respeito da articulação das mulheres Kaingang pela garantia de seus direitos. Sueli Khey Kaingang é técnica de enfermagem, artesã, palestrante e ativista. Ela faz parte da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), e organizou as três primeiras marchas das mulheres indígenas. Vilmara da Silva é artesã, mulher kamē das marcas clânicas kaingang. Ana Luiza da Silva é artista, produtora cultural e mestiça, com raízes do povo Kaingang.

Feira 

Na Travessa Rua dos Cataventos será apresentada uma feira de arte tradicional produzida por mulheres Kaingang e Mbyá-Guarani da região metropolitana de Porto Alegre. Cerca de 20 artesãs vão expor e vender a arte ancestral, conhecimento transmitido de geração em geração, carregado de histórias e simbologias destes dois povos da região Sul do Brasil. As artesãs são provenientes de diversos territórios na região metropolitana como: T. I. Por Fi Gã em São Leopoldo, Retomada Gãh Ré no Morro Santana em Porto Alegre, Tekoa Jatai’ty, Takua Hovy ,Tekoa Nhundi  em Viamão e Tekoa Anhetenguá na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. O artesanato produzido por elas é uma das principais fontes de renda para as suas famílias. 

Complô Cunhã

A Complô Cunhã é um espaço dedicado à promoção de projetos para impulsionar a iniciativa de  mulheres. Desde 2019, realizou feiras, oficinas e promoveu a participação das artesãs Kaingang e Mbyá-Guarani, em diversos espaços culturais de Porto Alegre, abrindo espaço e dando visibilidade para a arte das mulheres indígenas. Além disso, a Complô Cunhã é a produtora dos espetáculos Terra Adorada e CHUÁ - descobertas na água, bem como parceira em projetos de outras mulheres. 

O evento "Mulheres Biomas – articulação para a III Marcha das Mulheres Indígenas" é uma produção da Complô Cunhã em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana e o RS Criativo e faz parte das atividades promovidas para divulgar e buscar apoios para a III Marcha das Mulheres Indígenas, que acontecerá de 11 a 13 de setembro em Brasília. 

A Casa de Cultura Mario Quintana e o RS Criativo são uma instituição e um programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A CCMQ tem o patrocínio direto do Banrisul e patrocínio da CMPC e Unifertil com financiamento da Lei Rouanet e realização Ministério da Cultura Governo Federal. 

Serviço

Espetáculo Terra Adorada + Roda de conversa com Sueli Khey Kaingang, Vilmara da Silva e Ana Luiza da Silva

Data: 11/08
Horário: 19h
Local: Teatro Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Ingressos: pelo link

*Espetáculo não recomendado para menores de 14 anos 

Ficha técnica 

Idealização, pesquisa, atuação: Ana Luiza da Silva
Direção: Jezebel De Carli e Ana Luiza da Silva
Dramaturgia: Ana Luiza da Silva e Jezebel De Carli
Colaboração dramatúrgica: Vika Schabbach
Cenografia: Ana Luiza da Silva e Jezebel De Carli
Iluminação: Carol Zimmer
Figurino: Ana Luiza da Silva e Iara Sander
Trilha sonora pesquisada: Ana Luiza da Silva
Edição de vídeos: Carina Macedo
Produção: Complô Cunhã

Feira de arte das mulheres Kaingag e Mbyá-Guarani

Data: 12/08
Horário: 10h
Local: Travessa Rua dos Cataventos, Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Participação de artesãs dos seguintes territórios: T. I. Por Fi Gã, em São Leopoldo; Retomada Gãh Ré no Morro Santana, em Porto Alegre; Tekoa Jatai’ty, Takua Hovy ,Tekoa Nhundi, em Viamão; e Tekoa Anhetenguá na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre
Produção: Complô Cunhã

RS Criativo