Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo recebe projeto Redeiras
Projeto Vitrine destaca o trabalho artesanal de nove artesãs da Colônia São Pedro em Pelotas
Publicação:
A nova ocupação do Espaço Vitrine da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ + RS Criativo), instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será inaugurada na sexta-feira, 13 de outubro, às 13h. O projeto "Redeiras" é a terceira das quatro iniciativas selecionadas em 2023 para ocupar o local, situado no andar térreo do centro cultural.
A Associação Redeiras é formada por nove artesãs da Colônia São Pedro (Z3), conhecida como Colônia de Pescadores Z3, localizada no segundo distrito de Pelotas e banhada pela Laguna dos Patos. Elas utilizam escamas de peixe e redes de pesca descartadas como matéria-prima para criar peças autorais, como colares, pulseiras e brincos. As artesãs recortam e tingem as redes que seriam abandonadas nas praias ou campos após o fim de sua vida útil, e utilizam a linha em trabalhos com tear artesanal e crochê. As escamas são lixadas, cortadas no design desejado e transformadas em delicadas biojóias de escama e prata.
As mulheres da associação trabalham em casa e têm ligação com a pesca, sendo o artesanato uma fonte de renda fundamental para algumas delas. Os produtos são feitos sob demanda e cada uma trabalha dentro de suas habilidades.
Projeto Vitrine
Promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo RS Criativo, por meio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), o projeto Vitrine acontece desde maio de 2021, com o objetivo de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos.
Serviço
Abertura da nova ocupação Vitrine CCMQ+ RS Criativo: Redeiras
Data: 13/10
Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Espaço Vitrine (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – andar térreo)
Funcionamento: Quinta-feira a sábado, das 13h às 18h, e domingo, das 12h às 17h