Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

MinC seleciona empreendedores para evento na Argentina

Os selecionados no edital do Ministério participarão de rodadas de negócios no MICA 2023

Publicação:

Mica Prancheta 1
Interessados em participar da seleção devem se inscrever até o dia 31 de março

O Ministério da Cultura (MinC) está com inscrições abertas para o primeiro edital exclusivo desta gestão. A proposta selecionará 90 empreendedores culturais de nove setores - audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e games - para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). O Brasil é o convidado de honra deste evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires.

"É um momento no qual podemos estreitar nossas relações e somar essas oportunidades, fortalecer o nosso setor econômico e o intercâmbio entre nossas culturas. Para isso, o Ministério da Cultura do Brasil está abrindo um edital para selecionar profissionais criativos que irão para o MICA na Argentina”, afirmou a ministra Margareth Menezes ao aceitar o convite feito pelo ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer.

O Edital destinará R$ 793 mil para viabilizar a ida e permanência, em Buenos Aires, dos empreendedores culturais selecionados, bem como o retorno ao Brasil. As inscrições estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023.

A chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura brasileira, estimulada pelo governo do presidente Lula. Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores.

A proposta de trabalho conjunto quer levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais, que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação e complementação das cadeias de valor da economia da cultura.

Inscrições

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever neste link até as 18h do dia 31 de março. O regulamento completo do Edital também está disponível na mesma plataforma. Clique neste link e confira um tutorial para efetivar a inscrição.

No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas. O edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor.

MICA

Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional.

O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.

"Será um momento muito oportuno para aprofundar as relações de amizade entre Argentina e Brasil, promover vínculos, negócios e fortalecer nossas indústrias culturais", disse o ministro argentino Tristán Bauer sobre a edição de 2023.

Acesse o site oficial do evento para mais informações www.mica.gob.ar .

RS Criativo