Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Textos

Pesquisamos e selecionamos textos para empreendedores criativos e demais interessados em se aprofundar na economia criativa. Acesse aqui:

"Caderno de Economia Criativa - Economia Criativa e Desenvolvimento Local" -  Aponta a evolução histórica, novas tecnologias, distribuição e visibilidade, com práticas para o desenvolvimento local.

 "PLANO DA SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA - Políticas, diretrizes e ações" - Fala sobre o  escopo dos setores criativos, os princípios norteadores e os planos da SEC (Secretaria de Economia Criativa).

 "Das Cidades aos Territórios Criativos" - Um debate baseado a partir das contribuições de Milton Santos.

"Gestão de negócios - como superar as adversidades no mercado de trabalho" - Neste relatório há seis aspectos estratégicos para o gerenciamento do seu negócio.

"Setor Editorial no Rio Grande do Sul – evolução recente e tendências" - O foco central foi o estudo na cadeia do livro e atividades conexas.

"Setor Editorial no Rio Grande do Sul - trajetória recente e perspectivas" - Esta nota tem como objetivo estabelecer um olhar conjunto sobre o setor analisando diversos fatores que englobam seu desempenho.

"O desenvolvimento da economia criativa no Brasil: uma perspectiva através da indústria cinematográfica brasileira" - Esse estudo tem como objetivo analisar o atual panorama da economia criativa no Brasil, com foco na indústria cinematográfica nacional.

"Economia Criativa e Territórios Usados: um debate baseado nas contribuições de Milton Santos" - Este trabalho explora a literatura internacional e nacional sobre espaços criativos, destacando os aportes teóricos de Milton Santos sobre territórios e suas contribuições para o tema.

"A economia criativa como proposta de valor nos modelos de negócio" - Este artigo apresenta um panorama da  indústria criativa e bens e serviços criativos no Brasil, bem como a relação entre o conceito de quadro de modelo de negócios.

"Economia Criativa como Desenvolvimento Econômico Regional" - O artigo apresenta a Economia criativa, sua importância, segmentos e a característica na cidade de Santana do Livramento (RS), interior gaúcho.

Panorama da economia criativa no Brasil” - Artigo aborda a economia criativa, traçando seus conceitos e trazendo o Brasil como foco de pesquisa. Concluindo sua tese apontando os fatores que influenciam o maior ganho salarial por parte dos trabalhadores da economia criativa e reforçando a necessidade de políticas públicas”

Economia Criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual” – Artigo aborda as dimensões intelectuais como forma de atividade econômica. Possui uma análise do papel desse seguimento econômico, fomentando o desenvolvimento da região ou país.

Economia Criativa e Inovação: Pequenas empresas em Porto Alegre” – Para a realização do artigo, foram feitas entrevistas com 15 empreendedores de Porto Alegre e foi constatada necessidade de identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos. Este artigo analisa estratégias produtivas e tecnológicas nas chances de geração econômica na cidade, país e no exterior.

O processo de institucionalização da economia criativa no Brasil” - Este artigo visa compreender o processo de institucionalização da economia criativa no contexto governamental, civil e universitário brasileiro.

Economia Criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das indústrias criativas” - Artigo aborda o crescimento contínuo da economia criativa e o dos cenários econômicos. Analisa os seguimentos mais fortes e novas tendências na indústria criativa brasileira.

Indústrias Criativas”- Neste compilado de artigos sobre economia criativa são abordados diversos segmentos dessa indústria, tais como Música, Moda, Jogos digitais, entre outros.

Economia Criativa, do modismo à estratégia de desenvolvimento” - Este artigo apresenta aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos de países que investem na indústria criativa com políticas públicas, gerando assim desenvolvimento.

A Economia Criativa Brasileira”- Este artigo fornece um panorama geral para entender a Economia Criativa brasileira, apontando oportunidades e desafios.

O microempreendedor individual e a Economia Criativa”- Este artigo traz para o leitor informações sobre o microempreendedor individual e a economia criativa, auxiliando o entendimento de conceitos e processos para formalização.

Projetos culturais- como elaborar, executar e prestar contas” - Este artigo tem como objetivo fornecer conhecimento para subsidiar o trabalhado de empreendedores criativos. O diferencial dessa cartilha é a explicação detalhará das três etapas que compõem o projeto cultural.

Mapeamento da indústria criativa no ES”- Este artigo trabalha seu olhar para o segmento da economia criativa. Traz também uma análise da indústria criativa no Rio Grande do Sul (3.3 /página 13).

Glossário- economia criativa”- Este glossário traz conceitos utilizados na economia criativa.

Guia do empreendedor criativo”- Aborda questões sobre o empreendedor criativo, naturezas jurídicas e conceitos dessa indústria.

Negócios, Cultura e Criatividade- guia para empreender na economia criativa” - Este guia tem como objetivo esclarecer dúvidas e propor novas possibilidades referentes a economia criativa.

II mapa da economia criativa de Porto Alegre”- O objetivo do estudo é coletar e apontar dados que caracterizem as diferentes áreas do universo criativo de Porto Alegre.

Plano da secretaria da economia criativa” - aborda políticas, diretrizes e ações dentro da indústria criativa.

O mercado de trabalho da economia criativa no Rio Grande do Sul” - Neste estudo é reconhecido o potencial de geração econômica da indústria criativa no Rio Grande do Sul, além dos aspectos de expressão cultural.

Por que economia criativa?” - Este artigo faz a relação entre a economia criativa no Brasil e no mundo. Apontando desafios e possibilidades.

Revista Observatório n 23” - Nesta revista do Itaú Cultural, na qual são abordados temas relacionados a economia da cultura, como estatísticas e indicadores para o seu desenvolvimento, entre outros segmentos.

Conjuntura econômica sob os efeitos da COVID-19” - Este material traz o estudo sobre os efeitos da crise, impactos e medidas de combate dente das perspectivas econômicas.

Unidos por la Reactivación de las Industrias Creativas y Culturales”- Este texto tem como objetivo analisar os impactos e consequências da pandemia no setor de economia criativa.

RS Criativo